O Paraná deve se preparar o sistema de saúde para uma nova campanha geral de imunização contra a covid-19 em 2022. A Secretaria de Estado da Saúde considera a ação estratégica para barrar o avanço das novas variantes do coronavírus. A repórter Amanda Yargas tem as informações.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, indicou que toda a população vai precisar se vacinar novamente contra a covid-19 no ano que vem, num esforço para continuar contendo o vírus e as suas variantes.
SONORA
A declaração foi feita na Assembleia Legislativa do Paraná nessa terça-feira, durante a prestação de contas da pasta da Saúde do segundo quadrimestre de 2021. Beto Preto reforçou que é necessário retomar a atenção primária de Saúde, que teve recursos humanos e financeiros predestinados para o combate ao coronavírus.
SONORA
O secretário Beto Preto ainda levantou dois outros pontos de atenção prioritários, deixados pela pandemia, a reabilitação de pacientes internados devido à covid-19 e o cuidado com a saúde mental da população, inclusive no atendimento ao luto individual e coletivo.
O secretário disse que, por esse quadro geral, as despesas com a Saúde ainda serão altas nos próximos anos e que é preciso a contrapartida do governo federal.
SONORA