Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná distribui sensores digitais de glicemia pelo SUS para crianças e adolescentes

Por Redação. Publicado em 02/10/2025 às 06:33.

Samu de Curitiba assume regulação dos atendimentos do Litoral

COM JOMAR VALENÇA

O Paraná é o primeiro estado do país a formalizar a distribuição gratuita de sensores digitais de glicemia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida vai beneficiar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com diabetes.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, cerca de 500 pacientes já fazem tratamento pelo SUS nessa faixa etária. O investimento anual previsto é de aproximadamente R$ 5 milhões.
O cadastro será atualizado anualmente e, a cada dois anos, passará por recadastramento completo. O programa também prevê acompanhamento do uso adequado do dispositivo. A regulamentação será feita por decreto do Executivo, com previsão de início no primeiro semestre de 2026.
///
Os atendimentos do Samu no Litoral do Paraná passaram a ser regulados pela Central de Urgência de Curitiba e Região Metropolitana. A mudança foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite com participação da Sesa, Prefeitura de Curitiba, prefeitos e autoridades de saúde da região.
A alteração garante mais agilidade na escolha do tipo de atendimento e no encaminhamento de pacientes graves para hospitais da capital, como o Evangélico e o Cajuru. O Hospital Regional do Litoral também passa a contar com esse suporte direto.
O atendimento ao Samu segue pelo 192 e abrange agora os sete municípios litorâneos da 1ª Regional de Saúde: Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá. Com a mudança, a Central de Curitiba passa a regular o serviço em 45 cidades.