Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná é destaque na produção de alimentos orgânicos

Por Comunicação. Publicado em 03/01/2022 às 11:48.

São 3.752 produtores certificados no Paraná, ficando à frente no número de agricultores orgânicos de estados como São Paulo, Bahia e Maranhão.

Por Fernanda Nardo

Em 2021, o Paraná se destacou em quantidade de agricultores orgânicos certificados, ficando à frente de estados como São Paulo, Bahia e Maranhão. Somando 3.752 produtores certificados, o Estado fica atrás somente do Rio Grande do Sul, com uma diferença de 192 certificações emitidas. Entre janeiro e novembro de 2021, o programa somou 946 certificações emitidas. Esses produtos são aqueles obtidos em sistemas orgânicos de produção agropecuária ou oriundos de processos extrativistas sustentáveis e não prejudiciais aos ecossistemas. Para serem comercializados, precisam de certificação expedida por instituições credenciadas. No Estado, a certificação pode ser feita pelo programa Paraná Mais Orgânicos. Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a certificação assegura que esses produtores aprendam a converter lavouras tradicionais para o modelo orgânico. O processo auxilia no aumento da renda dos produtores.

SONORA

O Paraná Mais Orgânico é operacionalizado com recursos do Fundo Paraná. De acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente, o Brasil dispõe de 25.516 produtores orgânicos. No Estado do Paraná, os principais produtos orgânicos são: açúcar, café, erva-mate e soja. Os pequenos produtores também são os principais responsáveis pelo abastecimento interno, produzindo hortaliças, frutas e alimentos processados.