Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná é o quarto estado do país na geração de empregos em maio

Por Jornalismo. Publicado em 01/07/2021 às 15:19.

Paraná é o quarto estado do país na geração de empregos em maio.//

Vacinação da gripe atinge 43% do público no Paraná.//

Produtores rurais contabilizam prejuízos causados pelas geadas.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde

O Paraná fechou maio como o estado que mais abriu postos de trabalho com carteira assinada na Região do Sul. O saldo foi de 15.884 contratações. O resultado representa um aumento de 111% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram encerrados pouco mais de 26 mil vínculos no Estado. É também o quarto melhor desempenho do País no período, atrás apenas São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia. O saldo positivo de maio é o quinto consecutivo do Estado. Os municípios paranaenses que mais geraram emprego em maio foram Curitiba, Maringá, Toledo, Araucária, Cascavel, Umuarama, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Paranavaí e Colombo.

A vacinação contra a gripe, iniciada em 12 de abril, atingiu até ontem apenas 43,8% do público-alvo no Paraná. A baixa adesão à vacina preocupa a Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com a pasta, a imunização contra a influenza – que está liberada para toda a população – é importante porque auxilia no diagnóstico diferencial da Covid-19 e aumenta a imunidade contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves.

Produtores rurais do Paraná estão contabilizando os prejuízos causados pelas geadas desta semana. Cidades das regiões dos Campos Gerais, Sul, Sudoeste e Oeste registraram temperaturas negativas. Além dos estragos na produção, os agricultores também estão checando equipamentos utilizados para o cultivo. Em alguns casos, o frio intenso prejudicou as mangueiras usadas no sistema de irrigação. Para sexta-feira, o Simepar ainda prevê geada fraca para o centro-sul do estado. A expectativa é que as temperaturas subam nos próximos dias.