Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná é o terceiro estado com maior número de presos trabalhando

Por Jornalismo. Publicado em 27/10/2020 às 09:29.

Paraná é o terceiro estado com maior número de presos trabalhando.// Comitê de secretários municipais de educação se reúne para discutir forma unificada de retorno das aulas presenciais. // Menino de 5 anos perde a vida após picada de escorpião no Norte do Paraná./// As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

O Departamento Penitenciário Nacional divulgou levantamento de informações penitenciárias com estatística do primeiro semestre de 2020. Dentre os dados divulgados, estão as ações de reintegração e assistência social. Conforme a plataforma, mesmo com a pandemia da Covid-19, o Paraná foi o terceiro colocado entre os estados com o maior número de presos trabalhando (com 7.785), depois apenas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na questão de estudo, o Estado ficou com o 5º lugar, com 6.691 internos matriculados no ensino básico, cursos profissionalizantes, atividades complementares ou ainda em programas de remição pelo esporte ou leitura. São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina são os primeiros colocados.

O Fórum Metropolitano de Combate à Covid, a partir da próxima reunião, na quarta-feira, vai contar com a participação de um comitê metropolitano formado por secretários e representantes da Educação. O objetivo é manter as informações de forma unificada para que a decisão sobre a retomada das aulas presenciais seja realizada de forma conjunta entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Nesta segunda-feira, o governador Ratinho Junior falou sobre a possibilidade das aulas presenciais serem retomadas na segunda quinzena de novembro de forma gradativa.

Um menino de cinco anos morreu depois de ser picado por um escorpião enquanto brincava em frente de casa, em Santa Inês, no norte do Paraná. Diego Matos foi picado pelo escorpião por volta das 7 e meia da noite de sexta-feira e foi levado para um hospital de Colorado, também no norte do estado, onde recebeu os primeiros atendimentos. Pelo hospital não ser referência para aplicar o soro antiescorpiônico, o Samu foi acionado para levar o menino para o Hospital Universitário Regional de Maringá, mas ele não resistiu após sofrer uma parada cardíaca, na madrugada de sábado. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano 2.196 pessoas foram picadas por escorpiões no Paraná. A região de Maringá, no norte do estado, lidera o ranking com 519 pessoas picadas. Em 2019, mais de 3.400 pessoas foram vítimas de escorpião no Paraná, segundo a secretaria.