Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná é protagonista da produção de energia no campo com o programa Renova PR

Por Redação. Publicado em 15/08/2024 às 13:00.

O programa do Governo do Estado, executado pelo IDR-Paraná, incentiva o produtor a produzir sua própria energia ou combustível, reduzindo custos de produção 

Por Flávia Consoli

O programa Renova Paraná, que comemora três anos este mês, é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pelo IDR-Paraná, e que visa incentivar os agricultores a produzirem sua própria energia ou combustível, promovendo sua participação na transição energética e reduzindo os custos de produção. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos para a implementação de projetos de energia renovável nas propriedades rurais, através do Banco do Agricultor Paranaense, com um investimento de 230 milhões de reais até o momento. Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR destaca que o resultado faz do Paraná o estado com a maior potência média por unidade instalada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

SONORA

Desde o lançamento do programa, em agosto de 2021, foram investidos R$ 4 bilhões e 200 milhões em 34.485 projetos de energia renovável no Estado. Para colocar a iniciativa em prática, o IDR treinou 796 técnicos ao longo dos três anos, com o apoio do Sistema Faep/Senar e do Centro Internacional de Energias Renováveis. Além disso, em parceria com sindicatos rurais e instituições financeiras, o instituto realizou mais de 1.200 ações de promoção do programa para aumentar a adesão. Nos últimos três anos, 82% das ligações rurais em geração distribuída no Paraná foram realizadas. De acordo com a Aneel, a participação da geração distribuída no setor rural cresceu de 6%, em 2017, para 15% no ano passado.