Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná emite resolução de combate à varíola dos macacos

Por Jornalismo. Publicado em 08/08/2022 às 07:35.

Paraná emite resolução de combate à varíola dos macacos.//

Começa a campanha nacional de vacinação da pólio e multivacinação.//

Festa em Guarapuava é encerrada por superlotação.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná emitiu uma Resolução com orientações contra o surto da varíola dos macacos.
O documento repete as recomendações dos órgãos internacionais e nacionais de saúde sobre a doença, e enfatiza o monitoramento e cuidados com a transmissão. De acordo com o texto, todos os profissionais de saúde devem estar atentos para a identificação, notificação e manejo adequado dos casos. O atendimento inicial deve ser realizado, preferencialmente, nas Unidades Básicas de Saúde, indicando-se internação hospitalar para os casos mais graves. Para reduzir a cadeia de transmissão, será necessária triagem para as salas de isolamento. Caso o usuário possua lesões de pele em áreas expostas, elas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas, diz o texto.

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. A partir desta segunda, cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha termina dia 9 de setembro. A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Uma festa universitária foi encerrada pelo Corpo de Bombeiros de Guarapuava, na região central do Paraná, por causa de superlotação, na noite de sábado. A organização disse que não havia excesso de público. A festa, conhecida como “Enterro do Leitão”, estava acontecendo em um espaço privado, com capacidade para 2 mil pessoas. Entretanto, os bombeiros disseram que o espaço estava com mais pessoas do que a capacidade e que as saídas de emergência estavam obstruídas. Além disso, os agentes encontraram tendas do lado de fora do salão que não atendiam as normas de segurança e sem autorização da corporação. Diante disso, os organizadores foram orientados a desligarem o som e encerrar o fornecimento de bebidas. A Polícia Militar também foi acionada e auxiliou na saída do público. Os proprietários do espaço e os organizadores da festa foram multados. O valor não foi divulgado.