Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná envia bombeiros, helicóptero e barcos de resgate para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Por Comunicação. Publicado em 02/05/2024 às 13:30.

Paraná envia bombeiros, helicóptero e barcos de resgate para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Corredores ecológicos evitam atropelamentos de animais silvestres em rodovias paranaenses

Paranavaí tem ameaça de bombas e chegada do esquadrão constata mala vazia

As informações com Mauro Contti


O Governo do Paraná enviou na quarta (1) e nesta quinta (2) um total de 32 bombeiros, um helicóptero e quatro barcos de resgate para auxiliar no atendimento às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, eles devem fazer o trabalho de busca e salvamento das pessoas em situação de enchente, principalmente as ilhadas em casas, árvores e demais estruturas.
Até agora, ao menos 10 pessoas morreram, 21 estão desaparecidas e 11 feridas, segundo a Defesa Civil do estado gaúcho. O último boletim informou 4,4 mil desalojados e desabrigados. Ainda há previsão de chuvas intensas para a região sul do país.
///
Os corredores ecológicos que cruzam as rodovias do Paraná têm sido utilizados por muitos animais silvestres. A estrutura foi criada justamente para impedir atropelamentos. Na BR-116, entre Curitiba e São Paulo, um dos espaços, que é monitorado pela Arteris, concessionária responsável pelo trecho, conta com a presença de várias espécies circulando. São onças, capivaras, antas, e outros animais puderam passar em segurança de uma área de mata para a outra. A localização desses corredores não é revelada para evitar que caçadores encurralem e matem os animais preservados.
///
Uma mala encontrada em um local próximo à Santa Casa de Paranavaí levou o Esquadrão Antibombas de Curitiba para o noroeste do Paraná. Por cerca de 14 horas as ruas foram isoladas na região do hospital e só foram liberadas após a chegada dos especialistas da Polícia Militar. Ao realizar os testes e visualizar a mala, os agentes descobriram que na verdade ela estava vazia. O item foi retirado do local e a passagem de motoristas e pedestres foi novamente liberada.