Paraná envia mais de 190 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul.//
Obras da revitalização da Orla de Matinhos atingem 94% de conclusão.//
Sesa reforça chamado para população se vacinar contra a gripe; imunizante já está disponível nos 399 municípios do Paraná.//
Com Marinna Prota
A Defesa Civil do Paraná enviou mais de 190 toneladas de doações às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul na segunda-feira (6). Ao todo, 15 caminhões partiram de Curitiba, Londrina, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Loanda. Além de um caminhão carregado de colchões e kits dormitórios e outro com água, uma carreta levou exclusivamente cerca de 30 toneladas de telhas, que vão ajudar na reconstrução das casas destruídas pelas tempestades nas regiões mais críticas.
Os outros 12 caminhões, com cerca de 160 toneladas no total, levaram itens diversos, entre alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene.
Os caminhões têm como destino as bases logísticas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, que farão a distribuição dos materiais e alimentos para as cidades que mais precisam.
///
O Instituto Água e Terra (IAT) revelou que a revitalização da Orla de Matinhos atingiu 94,13% em abril. O levantamento é feito em parceria com o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública. O avanço mais significativo foi no novo sistema de microdrenagem, que passou de 32,3% para 37,2%.
Essa é a principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, com investimento de R$ 354,4 milhões por parte do Governo do Estado.
Já as demais estruturas estão concluídas ou em fase de acabamento final. O espigão da Praia Brava, os guias de correntes da Avenida Paraná e de Matinhos e os headlands dos balneários Riviera e Flórida estão finalizados. As obras, agora, estão concentradas na finalização da urbanização em Caiobá (97%) e balneários (83%) e na instalação do sistema de iluminação inteligente.
///
Os 399 municípios do Paraná já estão vacinando toda a população a partir de seis meses de idade contra a gripe. A Secretaria de Estado da Saúde reforça as ações para o aumento na adesão das pessoas à 26ª Campanha Nacional contra a Influenza. As doses estão disponíveis nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, que abrangem todo o território paranaense.
A Sesa orienta os municípios a criarem suas próprias estratégias, desde a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas e para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da imunização em áreas indígenas, entre outros. A mobilização é para aumentar os índices da cobertura vacinal.