Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná espera receber 187.470 vacinas contra a Covid-19 até quinta-feira

Por Jornalismo. Publicado em 04/08/2021 às 09:12.

Paraná espera receber 187.470 vacinas contra a Covid-19 até quinta-feira.//

Ministério de Infraestrutura e Governo do Paraná vão anunciar novo modelo do pedágio em breve.//

Dengue tem queda de mais de 80% no número de casos e mortes em um ano.//

As informações com Anderson Luís


Giro de Notícias – Manhã


A Secretaria de Estado da Saúde espera receber do Ministério da Saúde mais 187.470 novas vacinas contra a Covid-19 nesta semana. As novas doses são da Pfizer e CoronaVac. Elas serão encaminhadas nesta quarta-feira, com previsão de chegada pela manhã no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Para a quinta-feira está prevista a chegada de 129.870 doses da Pfizer. As doses devem chegar no período da tarde. Assim que elas chegarem serão encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão organizadas, cadastradas e, dentro do prazo padrão, encaminhadas para as 22 Regionais de Saúde para a continuidade da vacinação na população em geral.

Um novo modelo de pedágio no Paraná deve ser anunciado em breve pelo Ministério da Infraestrutura.
Em nota enviada à imprensa, o órgão informa que chegou a um consenso com o governo do Paraná, assim como com os representantes da sociedade e do setor produtivo, sobre o modelo de concessão para as rodovias do estado para os próximos 30 anos. No total, o projeto abrange 3.372,8 quilômetros de rodovias, que estarão divididos em seis lotes, com um investimento previsto de R$ 43,4 bilhões por parte da iniciativa privada para a ampliação de pistas, com a duplicação de mais de 1,7 mil quilômetros, entre outras melhorias. Nos próximos dias, o Ministério divulgará os detalhes sobre o modelo, que, segundo a nota, alia desconto tarifário e aporte de recursos para o desenvolvimento logístico do Paraná.

O Paraná encerrou o período epidemiológico da dengue 2020/2021 com o total de 27.889 casos confirmados e 32 mortes pela doença. Na comparação com o período anterior houve redução de 87,7% no número de casos, segundo a Secretaria de Saúde. Houve também queda de 81,9% no total de mortes. No período epidemiológico anterior foram 177. O informe da dengue apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira trouxe os dados contabilizados desde o dia 1º de agosto do ano passado. Ao menos 288 municípios registraram casos de dengue. As 32 mortes aconteceram em 17 municípios das regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sul e Litoral. Os dados apresentados no boletim desta terça-feira são preliminares. Os municípios terão até o mês de outubro para concluir as investigações relacionadas ao período.