Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná está entre os 8 estados que mais registraram mortes pela Covid-19 em uma semana

Por Jornalismo. Publicado em 20/08/2020 às 11:03.

O Paraná está entre os 8 estados que mais registraram mortes pela Covid-19 em uma semana. As informações com Deividi Lira.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O Ministério da Saúde informou nessa quarta-feira, que oito estados e o Distrito Federal registraram mais mortes pela Covid-19 na semana que se encerrou no 15 de agosto (último sábado) em comparação com a semana anterior. O maior aumento porcentual foi no Paraná (34%), seguido de Santa Catarina (34%), Mato Grosso (22%), Rondônia (22%), Amazonas (15%), Tocantins (15%), Bahia (15%), Distrito Federal (11%) e Piauí (9%).
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correa de Medeiros, afirmou que muitas das mortes registradas nesse período estavam ainda sob investigação.
Segundo o Ministério, o coronavírus chegou a 5.508 municípios brasileiros, 98,9% do território nacional.

 

 

A decisão da prefeitura de Curitiba de mudar a “bandeira” que sinaliza os riscos relacionados à pandemia de Covid-19, de laranja para amarela, levou o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública da capital, a ajuizar nessa quarta-feira, uma ação civil pública contra a Administração Municipal. O MP considerou inadequada tecnicamente a classificação adotada em Curitiba para o momento e requer na ação que seja determinado à prefeitura que, enquanto durar o estado de emergência de saúde pública, ela execute posturas a partir de matriz de risco adequada à prevenção e ao enfrentamento do novo coronavírus. A Promotoria de Justiça citou as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Organização Pan-Americana.
Ainda na ação, o Ministério Público destaca que os números de casos confirmados e de óbitos por Covid-19 se mantêm crescentes na capital. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde dessa quarta-feira, Curitiba tinha 28 mil e 545 casos e 854 mortes.
A Prefeitura informou que aguarda a manifestação da Justiça. 

 

 

A nova pesquisa do Sebrae sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nos pequenos negócios foi divulgada ontem e apontou que, no Paraná, 79% das pequenas empresas já estão em funcionamento, sendo 64% delas com mudanças. Os números são maiores que a média nacional. Os dados da pesquisa também mostraram uma leve reação por parte dos empreendedores, com um percentual menor de empresas citando quedas no faturamento e dívidas e um número maior delas que estão procurando se reinventar durante a pandemia.