Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná fecha acordo com a China para testagem e produção de vacina contra Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 27/07/2020 às 16:26.

Paraná fecha acordo com a China para testagem e produção de vacina contra Covid-19. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

O governador do Paraná, Ratinho Junior se reuniu nesta segunda-feira com o ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui. Durante a reunião, foi formalizado um acordo de cooperação técnica e científica para testagem e produção de uma vacina contra a Covid-19 no Estado, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Do lado chinês, a empresa estatal responsável é a Sinopharm. Segundo o Governo do Paraná, será formado um grupo de trabalho para discutir detalhes técnicos da parceria, como a elaboração do termo científico regulatório e protocolo de validação por parte da Secretaria de Estado da Saúde.

 

 

Os supermercados de Curitiba ficaram fechados neste domingo, conforme o novo decreto da prefeitura. Nesta segunda-feira, a Associação Paranaense dos Supermercados (Apras) se posicionou contra a medida. O superintendente da Apras, Valmor Rovaris declarou: “Entendemos que essa medida só gera mais aglomeração principalmente no sábado e na segunda. É matemática pura, menor tempo de atendimento, mais aglomeração. Essa medida não ajuda e prejudica o atendimento e a segurança da população”.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que a avaliação das medidas de combate ao novo coronavírus na cidade é permanente e baseada em critérios epidemiológicos. E que o decreto 940/2020 foi elaborado para permitir o equilíbrio, entre o funcionamento da cidade e os cuidados necessários com a pandemia. Mas a Secretaria lembrou que a efetividade das ações, depende da colaboração de todos.

 

 

A vereadora de Curitiba Fabiane Rosa (PSD) foi presa nesta segunda-feira pelo Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Paraná. A parlamentar é suspeita de um esquema de rachadinha, que é quando o político recebe parte do salário de seus funcionários comissionados.

Em nota, o advogado Jeffrey Chiquini disse que Fabiane Rosa sempre exerceu seu mandato de maneira íntegra e correta e que seus valores refletem o compromisso com a causa que a elegeu, e ainda que a verdade será restabelecida. Fabiane Rosa é conhecida por defender a causa dos animais.