
Paraná fica em segundo na lista dos estados que mais geraram emprego em julho, segundo o Caged
Novo conflito entre indígenas e ruralistas é registrado em Guaíra
MPPR denuncia grupo criminoso por tráfico de drogas e prática de tortura em Matelândia
Com Marinna Prota
Com 14.185 vagas, o Paraná foi o segundo estado que mais gerou empregos no Brasil em julho, atrás apenas de São Paulo. Esse resultado é o saldo entre 173.331 admissões e 159.146 desligamentos ao longo do mês, e também representa praticamente o dobro das vagas abertas em julho de 2023. Os dados do Caged foram divulgados nesta quarta-feira (28).
//
Nesta quarta-feira (28) um novo conflito entre indígenas e moradores próximos a uma área em disputa, em Guaíra, no oeste do Paraná, foi registrado. A Polícia Federal (PF) informou que houve feridos. Segundo a Comissão Guarani Yvyrupa o ataque ocorreu por parte dos moradores na tentativa de expulsar os indígenas da região. O conflito por demarcação de terra na região oeste do estado é histórico. Indígenas reivindicam novos lugares em razão do alagamento de áreas após a construção da Usina de Itaipu. Representantes da comunidade indígena Ava-Guarani, afirmam que sete indígenas ficaram feridos, sendo três mulheres, um homem e três adolescentes.
///
O Ministério Público do Paraná denunciou criminalmente cinco pessoas pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, ameaça e coação no curso do processo, em Matelândia, no Oeste do Estado. A investigação teve início a partir de um vídeo que circulou na cidade de Céu Azul em que uma pessoa é torturada por não quitar uma dívida de drogas. O grupo criminoso foi alvo de mandados judiciais. As investigações ainda apontaram que a mãe da vítima foi ameaçada para não testemunhar.