
Paraná inaugura maior biofábrica do mundo de mosquitos para combate à dengue
PRF apreende BMW com 61 canetas emagrecedoras contrabandeadas em fundo falso na BR-376
Com Marinna Prota
Foi inaugurada neste fim de semana, em Curitiba, a maior biofábrica do mundo de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, conhecida como Wolbitos. Com capacidade para produzir até 100 milhões de ovos por semana, a unidade vai ampliar o combate biológico à dengue, zika e chikungunya em todo o Brasil.
A nova estrutura, coordenada pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná e pelo World Mosquito Program, é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, Fiocruz e Ministério da Saúde. A expectativa é beneficiar até 140 milhões de pessoas em 10 anos, priorizando cidades com maior risco de transmissão. O método, que não altera geneticamente os mosquitos e se torna autossustentável, já foi aplicado com sucesso em oito municípios brasileiros.
////
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma BMW com 61 canetas emagrecedoras contrabandeadas escondidas em um fundo falso, na BR-376, em Mandaguari, no norte do Paraná. O medicamento, identificado como Mounjaro e de origem paraguaia, não tem registro no Brasil.
As caixas estavam embaladas com fita preta no assoalho externo do veículo. O motorista, de 28 anos, foi abordado após levantar suspeitas durante a fiscalização. Ele confessou que pegou os produtos em Foz do Iguaçu e pretendia revendê-los em São Paulo. A BMW e os medicamentos foram apreendidos. O condutor foi qualificado e responderá por contrabando em liberdade.