Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná inicia nova estratégia para vacinar 80% da população adulta até final de agosto

Por Jornalismo. Publicado em 25/06/2021 às 08:43.

Paraná inicia nova estratégia para vacinar 80% da população adulta até final de agosto.//

Produtor tem poucos dias para atualização cadastral do rebanho.//

Macrorregião oeste atinge 99% de ocupação dos leitos de UTI adulto do SUS.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã

O Paraná prevê vacinar 80% da população em geral acima de 18 anos contra a Covid-19 até o dia 31 de agosto, conforme o governo. O objetivo é que as cidades que estejam ficando para trás na média de faixa etária vacinada acabem recebendo mais doses para reequilibrar a imunização no Paraná. A nova estratégia da Secretaria de Estado da Saúde já foi adotada no envio das 439,3 mil doses de imunizantes encaminhadas pelo Paraná nesta quinta-feira. A expectativa da pasta é que essa nova reorganização na distribuição das vacinas possibilite que o calendário da imunização no Paraná seja antecipado.

Faltam cinco dias para encerrar o prazo de atualização cadastral do rebanho paranaense. Diferente de 2020, quando houve duas etapas, neste ano o período único começou em 1º de maio e termina em 30 de junho.
Os números divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná nesta quinta-feira apontam que 63,5% das propriedades rurais tiveram seus rebanhos atualizados. Faltam, portanto, 36,5%. Os produtores que não realizarem a atualização podem sofrer autos de infração no valor de R$ 1.100. A sanção também implica na não movimentação dos animais entre propriedades, além da negação na emissão da Guia de Trânsito Animal.

A macrorregião oeste atingiu 99% de ocupação dos leitos adultos de UTI para pacientes com Covid-19, pelo SUS, nesta quinta-feira, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Dos 357 leitos ofertados de UTI adulto exclusivos para a doença, apenas três estão disponíveis. A enfermaria, com 429 leitos no total, está com 59% de ocupação. A taxa de ocupação é a maior registrada entre as quatro macrorregiões do Paraná, que conta com 94 municípios do oeste e sudoeste do Paraná, com mais de 1,9 milhões de habitantes, e representa as regiões de cidades como Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco.