Paraná já tem nove candidatos na disputa pelo governo.//
Operação prende 21 motociclistas em flagrante por ‘racha’ na BR-277, na Grande Curitiba.//
Censo 2022 começa na segunda com mais de 11 mil profissionais no Paraná.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
O prazo para as definição dos candidatos nas eleições de outubro termina no próximo dia 5 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral. Nas convenções deste fim de semana, seis nomes foram confirmados na disputa pelo governo do Paraná. Até agora são nove pré-candidatos concorrendo ao cargo de governador. O governador do Paraná, Ratinho Junior, por exemplo, foi confirmado como candidato à reeleição pelo PSD no sábado. No mesmo dia, o PDT realizou convenção, quando foi lançada a pré-candidatura do ex-deputado federal Ricardo Gomyde. O PMN confirmou, no sábado, em convenção, Solange Ferreira Bueno como candidata e o PCO confirmou Adriano Teixeira na disputa ao governo. O PSOL confirmou a candidatura de Angela Machado. E o PSTU também escolheu no sábado o seu candidato ao governo: Ivan Ramos Bernardo.
A Polícia Rodoviária Federal prendeu 21 pessoas nesta manhã deste domingo, durante uma operação para coibir a prática de ‘rachas’ na BR-277, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo as informações da PRF, a operação foi montada após cinco meses de investigações que apuraram que motoristas costumavam se reunir aos domingos para praticar rachas entre os quilômetros 29 e 40 da BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, no Litoral do Estado. A operação contou com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil e de um helicóptero para evitar a fuga dos suspeitos.
A coleta de informações do Censo Demográfico 2022 do IBGE começa a partir desta segunda-feira com mais de 11 mil profissionais no Paraná, entre agentes censitários e recenseadores. Espalhados por todos os municípios paranaenses, o levantamento deve passar por 3,9 milhões de domicílios no estado e cobrir uma área aproximada de 200 quilômetros quadrados. Os questionários poderão ser respondidos no formato físico, diretamente ao recenseador, por telefone ou por internet. Nos dois últimos casos, o primeiro contato também será presencial. As coletas de campo serão feitas até outubro, conforme cronograma. O IBGE estima que os primeiros resultados, inclusive com dados populacionais, devem ser divulgados em dezembro.