
Paraná libera vacinação contra a gripe para público geral com mais de 6 meses nesta quinta.//
Homem foge de abordagem da PRF, bate carro e testa positivo no bafômetro em Cascavel.//
Ex-policial penal que atirou contra petista será transferido de Foz do Iguaçu para o Complexo Médico Penal na Região Metropolitana de Curitiba//
Com Marinna Prota
A Secretaria de Estado da Saúde autorizou a vacinação contra a gripe para a população em geral, que são todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida começa a valer nesta quinta-feira (2), em todos os 399 municípios do Paraná. O novo protocolo foi adotado seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
O Estado recebeu até o momento 3.172.000 doses do imunizante e vacinou 1.047.701 pessoas, o que representa pouco mais de 26% da população-alvo da campanha. A expectativa é aumentar a proteção da população que não estava elegível anteriormente. A imunização será feita pelos municípios nas Unidades Básicas de Saúde e outros locais de vacinação.
////
Um motorista bêbado fugiu de uma abordagem policial em Cascavel, no oeste do Paraná, e acabou preso após bater o carro, na BR-369. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem não tinha carteira de motorista e tentou escapar da abordagem policial fugindo pelo acostamento. Em imagens divulgadas pela própria PRF, é possível ver o motorista invadindo a contramão da rodovia. Em seguida, ele perde o controle do carro e bate no muro de uma empresa.
O teste do bafômetro acusou que ele havia bebido álcool. Com ele também foi encontrada uma pequena quantidade de cocaína.
///
O Tribunal de Justiça do Paraná decidiu transferir o ex-policial penal, Jorge Guaranho, da Cadeia Pública Laudelino Neves, em Foz do Iguaçu, para o Complexo Médico Penal (CMP) em Pinhais, na RMC da capital. A medida foi adotada após um pedido da defesa de Guaranho, que alegou que o réu estaria em “condições inadequadas” na região de fronteira. Para embasar o pedido, os advogados utilizaram um relatório de vistoria realizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/PR. O pedido aconteceu logo após a Justiça determinar o adiamento do julgamento de Guaranho, após outro pedido da defesa indicar que ele deveria acontecer fora da comarca de Foz do Iguaçu, em razão “das várias manifestações em favor da vítima”. Ainda não há prazo de quando um novo julgamento deve acontecer e nem de quando o preso será efetivamente transferido.