Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná lidera em doações de órgãos

Por Comunicação. Publicado em 25/05/2023 às 13:35.

Paraná lidera em doações de órgãos.//
Ação mira grupo criminoso no Paraná, SC e Rio de Janeiro.//
Procon-PR fiscaliza preços de combustíveis.//

Com Jomar Valença

Um grupo criminoso que movimentava aproximadamente R$ 1 milhão por semana com o tráfico de drogas é alvo de uma operação policial nesta quinta-feira (25/5). Ao todo, 121 ordens judiciais foram expedidas contra a quadrilha, que agia no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A ação acontece simultaneamente em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Foz do Iguaçu. Também há equipes policiais cumprindo ordens judiciais em São José e Itapema (SC), Rio de Janeiro (RJ) e em Itaguaí (RJ).////
**
O Paraná manteve a liderança nacional em doações efetivas de órgãos no primeiro boletim do ano da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). O Estado se posicionou em primeiro lugar com 124 procedimentos no primeiro trimestre deste ano. O estado obteve a marca de 42,8 procedimentos por milhão de população. O levantamento mostra, ainda, que no Paraná a taxa de recusa familiar para efetivação da doação é a menor do Brasil, com 30%, frente à media nacional de 45%.
**
O Procon-PR participa de força-tarefa integrada de fiscalização do preço dos combustíveis. Conforme o órgão, o objetivo inicial é fazer um levantamento de preços para verificação preliminar sobre o repasse, por parte das distribuidoras aos postos de combustíveis, da diminuição dos preços da gasolina e óleo diesel, resultante da alteração da política de preços da Petrobras. O Mutirão Preço Justo é uma força-tarefa integrada realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.