Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná lidera estudo pioneiro em Guarapuava sobre a Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 26/06/2020 às 16:16.

Paraná lidera estudo pioneiro em Guarapuava sobre a Covid-19. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

95 pesquisadores de 11 cidades no Paraná e de São Paulo vão participar de um estudo genômico pioneiro na America Latina na cidade de Guarapuava. O estudo vai focar nas manifestações clínicas da Covid-19, em diferentes tipos de pacientes, desde assintomáticos até aqueles que apresentaram quadros graves da doença e foram internados em UTI. A pesquisa será coordenada pelo Instituto de Pesquisa para o Câncer de Guarapuava, por meio da Rede Genômica. O investimento será de R$ 800 mil, metade repassado pela prefeitura da cidade e a outra metade pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

 

Em Curitiba vai começar a funcionar a partir desta segunda-feira uma linha de ônibus exclusiva para profissionais que trabalham no setor da saúde. O ônubus fará o trajeto do Expresso Pinheirinho/Rui Barbosa, que passa por 13 hospitais e uma Unidade de Pronto Atendimento. O valor da tarifa é o mesmo das outras linahs e serão dois horários de saída: Às 6h e às 7h da manhã no terminal do Pinheirinho e às 6h e às 7h da noite na Praça Rui Barbosa.Segundo a Urbs, empresa responsábvel pelo transporte coletivo na capital,  9mil e 500 pessoas ligadas à saúde usam os ônibus diariamente. O Expresso Exclusivo Saúde vai atender tanto profissionais que atuam diretamente na saúde quanto em seteros de apoio em hospitais e clínicas, como limpeza, alimentação e atendimento administrativo. Os profissionais precisarão se identificar aos fiscais nos terminais com crachá ou documento que comprove que trabalham na área. Nas outras linhas da cidade, os profissionais do setor contam com prioridade de embarque nos ônibus.

 

 

O governo publicou, na noite desta quinta-feira (25), em edição extraordinária do Diário Oficial, portaria com o calendário de pagamento da terceira parcela de R$ 600 do auxílio emergencial, instituído em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Pelo texto do decreto, os pagamentos serão disponibilizados a partir deste sábado (27) e vão até setembro. Como os pagamentos são digitais, o banco não abrirá as agências. Assim como as parcelas anteriores, os pagamentos serão escalonados pela data de nascimento do beneficiário. Para quem recebe por meio de crédito na poupança social digital da Caixa aberta em seu nome, os pagamentos vão deste sábado até o próximo, dia 4 de julho. Os nascidos em janeiro e fevereiro recebem no dia 27; março e abril, na terça (30); maio e junho, na quarta (1º); julho e agosto, na quinta (2); setembro e outubro, na sexta (3); e novembro e dezembro, no sábado (4).