Paraná pede reavaliação da quantidade de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Governador Ratinho Junior já encaminhou nota e afirma que mantém diálogo com o Governo Federal.
O Governo do Paraná enviou ao Ministério da Saúde nesta semana uma nota solicitando uma reavaliação no número de doses da vacina contra a covid-19 que está sendo encaminhado ao Paraná. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, o governador Ratinho Junior explicou que um dos critérios usados pelo Governo Federal para fazer a divisão dos imunizantes entre os Estados é o número de trabalhadores da saúde.
Segundo ele, pelo fato de o Estado ter apenas um hospital federal, que é o Hospital de Clínicas, ligado à Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, estaria em desvantagem em relação a outras unidades da Federação com proporção populacional semelhante, como é o caso do Rio Grande do Sul.
Ratinho Junior destacou que o Estado mantém contato com o Ministério da Saúde para ampliar o repasse de doses para o Paraná.
SONORA
Até o momento, o Governo do Estado recebeu 391.700 doses, divididas em dois lotes da Coronavac e um da AstraZeneca. Cerca de 100 mil pessoas foram vacinadas contra covid-19 no Estado até o fim da manhã desta quarta-feira. Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, o número representa 45% das doses distribuídas pelo Governo do Estado até o momento. As vacinas estão sendo aplicadas em profissionais de saúde, pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), pessoas com deficiência severa e indígenas.
Repórter Juliana Sartori