Demanda por formação profissional é para atender as mudanças tecnológicas e organizacionais no mercado de trabalho.
Por Marinna Prota
O estado do Paraná precisa qualificar mais de 833 mil pessoas em ocupações industriais até o ano de 2025, conforme mostra o Mapa do Trabalho Industrial. Jaciele Ribeiro, gerente de educação e negócios no Sistema FIEP, explica a necessidade deste tipo de ensino para o enfrentamento dos desafios das mudanças tecnológicas e organizacionais no mercado de trabalho.
SONORA
O levantamento apontou quais serão as futuras demandas por mão de obra e formação profissional na base industrial do Brasil. Dentre os dados, é possível destacar que 163,9 mil cursos serão destinados à formação inicial, para substituir inativos e preencher novas vagas, enquanto 669,6 mil serão direcionados à formação continuada, para atualização de trabalhadores.
SONORA
As áreas de maior demanda por formação incluem aquelas classificadas como ocupações transversais, logística e transporte, alimentos e bebidas, e construção.
SONORA
De acordo com a porta-voz da FIEP, a indústria do Paraná emprega mais de 916 mil trabalhadores no Estado.
SONORA
Segundo o IBGE, a indústria do Paraná cresceu 5,3 % em maio deste ano, terceiro maior registro de crescimento no do país de crescimento.