
PARANÁ PRORROGA EMERGÊNCIA ZOOSANITÁRIA PARA GRIPE AVIÁRIA
SIMEPAR AMPLIA A ESTRUTURA DE MONITORAMENTO FLUVIAL E MARÍTIMO PARA EVITAR DESASTRES
AEROPORTO AFONSO PENA COMPLETA 79 ANOS
As informações com Mauro Contti
O Paraná prorrogou a emergência zoosanitária devido à gripe aviária por mais 180 dias. O decreto, assinado pelo governador Ratinho Junior mantém a vigilância para evitar a disseminação do vírus H5N1 no Estado. Esta é a terceira prorrogação do decreto, assinado originalmente em 23 de julho de 2023. A prorrogação tem o objetivo de manter medidas preventivas, até o momento, não houve registro da gripe em aves de produção comercial, apenas em aves silvestres. O Paraná é um dos principais produtores e exportadores avícolas do mundo. No ano passado, mais de 2 milhões de toneladas foram enviadas a parceiros comerciais no exterior, um aumento de 4% em relação a 2023.
O Simepar vai reforçar o monitoramento do nível dos rios e das condições marítimas com a compra de novos equipamentos e instalação de novas estações. Vão ser adquiridos seis radares e uma boia oceanográfica e a rede de estações meteorológicas e hidrológicas vai ser ampliada. O investimento nas novas tecnologias é de 70 milhões de reais. A ampliação da estrutura vai ajudar a prevenir desastres causados por alagamentos, enxurradas e ressacas. As informações meteorológicas servem de base para a tomada de decisões da Defesa Civil em casos de eventos extremos.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena completa hoje (24) 79 anos. Inaugurado como uma base militar na década de 40, atualmente é o principal terminal que atende a capital paranaense. Diariamente, são cerca de 80 pousos e decolagens e, no ano passado, foram mais de 5 milhões e meio de passageiros. Ao todo 22 rotas conectam o Paraná a sete estados brasileiros e a quatro países da América Latina