Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná pula de 3 mil para 1 milhão de MEIs em 15 anos

Por Redação. Publicado em 23/05/2025 às 17:27.

Paraná pula de 3 mil para 1 milhão de MEIs em 15 anos
Receita Federal abre consulta ao primeiro lote de restituições do IRPF
INSS começa a exigir biometria para empréstimos consignados

O Paraná registrou ao longo dos últimos 15 anos um aumento de 31 mil e 400% no número de microempreendedores individuais (MEIs) registrados no estado. Os dados são da Receita Federal e foram compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no período entre dezembro de 2009 e dezembro de 2024. No primeiro ano, o Brasil somava 44 mil e 188 empresas nessa categoria. Nessa mesma época, o Paraná respondia por 3 mil e 382 dessas empresas e o Curitiba, por 579.
Quinze anos depois, no entanto, o número de microempreendedores individuais subiu para mais de 1 milhão. Em Curitiba o número salto para 220 mil e 666 MEIs em dezembro de 2024.
///
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23) a consulta ao 1º lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Este é o maior valor já pago em um lote de restituição do IRPF, e contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Os pagamentos serão feitos a partir de 30 de maio — mesmo dia em que se encerra o prazo para entrega da declaração.
Ao todo, mais de 6 milhões de contribuintes serão contemplados, com um valor total de crédito de R$ 11 bilhões.
///
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta-feira (23). A medida foi tomada em meio à crise da fraude do INSS sobre descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, e espera inibir a ação de golpistas.