Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná recebe nesta semana mais 361 mil doses de vacina anti-Covid 19

Por Jornalismo. Publicado em 30/06/2021 às 09:31.

Paraná recebe nesta semana mais 361 mil doses de vacina anti-Covid 19.//
Quinze policiais militares são presos por apropriação de mercadorias importadas apreendidas.//
Paraná recebe insulina do Ministério da Saúde. Lote deve acabar em 10 dias. ///
As informações com Juliana Sartori.

Giro de Notícias Manhã

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira que o Paraná recebe 361.490 doses contra a Covid-19 nesta semana, da parceria Fiocruz/AstraZeneca e da Pfizer/BioNtech. Parte deste lote chega na noite de hoje. São as doses da AstraZeneca entregues pela Fiocruz ao governo federal na semana passada. As vacinas da Pfizer chegarão na quinta-feira pela manhã. As doses serão encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão separadas e organizadas antes do envio para as 22 Regionais do Estado. As novas vacinas darão continuidade à vacinação do público em geral e dos grupos prioritários no Paraná.

 

Quinze policiais militares foram presos durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta quarta-feira, em cidades do Paraná e do Mato Grosso. A ação tem o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar. De acordo com o Gaeco, os agentes são suspeitos de se apropriarem de mercadorias importadas de forma irregular, especialmente trazidas do Paraguai, durante vistorias. Os 15 mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão foram cumpridos em Foz do Iguaçu, Missal, São Miguel do Iguaçu e Medianeira, no oeste do Paraná, além da cidade de Cláudia (MT). A Justiça também determinou a suspensão do exercício de função pública dos investigados.

 

O Paraná recebeu 13.360 unidades da Insulina Análoga de Ação Rápida, do Ministério da Saúde, nesta semana. O medicamento deve começar a ser disponibilizados pela Secretaria de Saúde para os usuários a partir desta quinta-feira. A Secretaria de Estado da Saúde informou também que está em processo de aquisição emergencial da insulina. Neste lote, a previsão é que as unidades permitam a cobertura por pelo menos dez dias. A Sociedade Brasileira de Diabetes fez um alerta sobre a falta de estoque de insulina nas farmácias do SUS do Paraná. Ao todo são 11.354 pacientes que fazem uso diário do medicamento no estado. A situação teria acontecido, depois de o Ministério da Saúde repassar um quantitativo menor do medicamento que o previsto. A insulina de ação rápida é utilizada por pacientes que possuem diabetes tipo 1 e não podem ficar sem o medicamento.