
Paraná recebeu quase 50 mil imigrantes de 137 nacionalidades desde 2023
PRF recupera em Foz do Iguaçu carro furtado há 25 anos em São Paulo
Paraná registra mais de 800 atendimentos por queimaduras e reforça alerta no Junho Laranja
As informações com Mauro Contti
Entre janeiro de 2023 e março de 2025, o Paraná recebeu 48.281 imigrantes de 137 nacionalidades, segundo dados do Ministério da Justiça. Venezuelanos são maioria, sendo mais de 31 mil, seguidos por paraguaios, haitianos, argentinos e colombianos que lideram os registros. Somente em 2024 foram 22.997 imigrações, maior número da série histórica.
A maioria dos imigrantes vem da América do Sul (86,3%), mas há também entradas da América Central, Ásia, Europa, África, América do Norte e Oceania. Os dados consideram residentes e temporários, excluindo imigrantes fronteiriços. O fluxo cresceu após a pandemia
//
A Polícia Rodoviária Federal recuperou, em Foz do Iguaçu, um veículo furtado em 1999 no estado de São Paulo. O carro foi localizado durante fiscalização na BR-277, na aduana da Ponte Internacional da Amizade. O veículo estava com placas do Paraguai. O motorista, de 28 anos, afirmou ter comprado o carro no país vizinho. No entanto, os documentos apresentavam sinais de falsificação e, após consulta, foi confirmado o furto há mais de 25 anos. A ocorrência foi registrada como receptação e uso de documento falso. O condutor foi encaminhado à Polícia Federal.
//
De janeiro até a primeira semana de junho, o Paraná registrou 831 atendimentos por queimaduras via Samu e Siate. Até abril, já foram 615 internações hospitalares. A campanha Junho Laranja alerta para os riscos, especialmente durante festas juninas, com foco em fogueiras, fogos e líquidos quentes.
A Sesa e o Corpo de Bombeiros reforçam a prevenção, destacando que queimaduras graves causam hospitalizações prolongadas e riscos à vida. O estado conta com 35 leitos exclusivos para queimados pelo SUS. Em caso de acidentes, o atendimento deve ser imediato, com água fria e acionamento do 193, se necessário.