Paraná registra 1.497 casos de dengue desde agosto.// Movimento no litoral deve ser pelo menos 10% menor nesse verão. // Agências do INSS têm horário diferenciado no fim de ano. ///
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
O número de casos de dengue confirmados no Paraná chegou a 1.497, desde agosto, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira. Na comparação com o último boletim, divulgado na semana anterior, houve aumento de 122 diagnósticos. No ano epidemiológico, de acordo com o relatório, o Paraná registra cinco mortes pela doença e 15.981 notificações. As mortes por dengue foram confirmadas em boletins anteriores, nas cidades de Foz do Iguaçu, Londrina, Cambé, Apucarana e Assaí. Os dados apontam que há casos confirmados em 175 municípios paranaenses.
Em meio à pandemia, alta no número de casos da Covid-19 e também de restrições mais rígidas, a Associação Comercial Empresarial de Matinhos, no litoral do Paraná, prevê uma queda de, pelo menos, 10% no movimento em relação a temporadas anteriores. No setor imobiliário, a expectativa é de queda no movimento. Normalmente, nessa época do ano, 90% das casas e apartamentos disponíveis para a temporada já estão locados. Porém, neste ano a procura tem sido muito baixa. Conforme o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Litoral, dos 10 mil imóveis disponíveis nas praias do estado, apenas 3 mil já foram alugados.
Os aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social precisam ficar atentos no fim de ano. Nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências do INSS fecham mais cedo, e o telefone 135 funcionará em horário reduzido. As agências funcionarão apenas das 7h às 14h na véspera do Natal e do ano-novo. A central telefônica 135 fechará três horas mais cedo nesses dias, funcionando das 7h às 22h. Nos dias 25 e 31, ambos os serviços estarão fechados por causa dos feriados.