Em meio às chuvas intensas Paraná a Sesa tem se preocupado com o aumento das chances de contaminação por doenças transmitidas por ratos.
Por Marinna Prota
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) do Paraná emitiu um alerta à população diante do aumento das chuvas intensas. Com o nível da água subindo, a leptospirose, que é transmitida principalmente por ratos, se torna uma grande preocupação. De janeiro a outubro, de acordo com dados da Sesa, o estado registrou 260 casos confirmados da doença e 20 óbitos somente este ano.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Sesa, Roselane Oliveira de Souza, a leptospirose é mais comum justamente nos períodos chuvosos.
SONORA
Ela aconselha também a população a evitar entrar em contato com águas de enchentes.
SONORA
Aline Tancler Stipp, doutora em microbiologia, enfatiza a necessidade de evitar o acúmulo de lixo, pois ele propicia a proliferação de ratos que podem carregar a urina contaminada.
SONORA
Os sintomas da doença incluem febre, dores intensas no corpo, calafrios, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação, podendo progredir para complicações graves. A leptospirose tem um período de incubação que varia de sete a 30 dias após a exposição a situações de risco.