
Paraná registra mais 253 casos de dengue em uma semana
Receita apreende R$ 7 milhões em remessas postais internacionais em Curitiba em 2024
Hospital Universitário da UEPG faz mutirão de cirurgias ortopédicas
Com Marinna Prota
O Paraná contabilizou nesta última semana mais 253 casos de dengue. Os dados estão no boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Em todo o período epidemiológico, em vigor desde o último dia 28 de julho, são 36.875 notificações, com a confirmação de 4.234 diagnósticos e apenas uma morte. Das 399 cidades do Paraná, 370 já registraram notificações de dengue, mas 252 têm casos confirmados. A 17ª Regional, com sede em Londrina, é a que mais tem casos confirmados de dengue, sendo 1.052 até agora.
///
Em 2024 já foram identificadas e apreendidas 417 remessas internacionais contendo substâncias de importação proibida e drogas, compradas por e-commerce, com um valor estimado em cerca de R$ 7 milhões. Isso é o que aponta um levantamento da Receita Federal. O mês de outubro chamou atenção, já que foram 600 comprimidos de ecstasy, 17 selos de LSD, 533 gramas de haxixe, 4 litros de poppers, 13 quilos de testosterona/anabolizantes e 5 quilos do canabinoide sintético 5F-MD
//
Equipes do Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) fazem um mutirão de cirurgias de ortopedia com o objetivo de realizar, ao longo de seis meses, 306 procedimentos de quadril, joelho e mãos, que darão mais fluidez para a fila de espera por cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é atender em seis meses a quem aguardou por até seis anos pelos procedimentos.