Paraná registra mais de 5 mil casos de dengue. As informações com Deividi Lira.
Giro de Notícias COM TRILHA
Giro de Notícias SEM TRILHA
O primeiro boletim do ano sobre a dengue, divulgado nessa terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, registrou mais de 5 mil casos da doença confirmados no Paraná. Só nas últimas três semanas foram confirmados mais de 2 mil casos.
Ainda segundo o boletim, o Paraná registrou desde julho do ano passado três casos de zika vírus, que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Todos os diagnósticos foram feitos em Foz do Iguaçu.
A Secretaria também confirmou cinco casos de chikungunya, em Toledo, Foz do Iguaçu, Maringá, Araucária e Curitiba.
O paciente que recebeu o primeiro pulmão transplantado no Paraná teve alta nessa terça-feira. O pedreiro Reinaldo Ferreira de Goes, de 57 anos, recebeu o órgão no dia 17 de dezembro, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O hospital informou que ele teve uma boa recuperação nesse período. Ele vai ficar na casa de parentes em Piraquara nas próximas semanas, já que ainda precisa de acompanhamento médico e só depois volta para casa, na cidade da Lapa.
O Produto Interno Bruto do Paraná, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos, cresceu 1% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A informação é do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Segundo o Ipardes, o setor agropecuário foi o destaque nos meses julho, agosto e setembro de 2019, com alta de 10%. O instituto indicou que a indústria paranaense cresceu 1,89% na comparação com o mesmo período de 2018 e recuou 0,39% em relação ao resultado do trimestre anterior.
As projeções do PIB para 2020 e 2021 indicam crescimento estável na casa de 2%.