
Paraná registra mais de mil focos de incêndio em apenas 10 dias
Gaeco faz operação contra quadrilha que falsificava documentos para remição de pena de condenados
Endividamento cresce em agosto, mas inadimplência no Paraná se mantém baixa
As informações com Mauro Contti
De acordo com dados do sistema do Corpo de Bombeiros foram atendidos nos dez primeiros dias de setembro mais de mil ocorrências de incêndio na vegetação no Paraná. A situação tem sido agravada pelo tempo seco e baixa umidade relativa do ar em várias partes do estado. Ainda conforme a corporação, em agosto foram 2.899 atendimentos à queimadas no Paraná. Em Londrina foram 90 casos, Curitiba 114, Maringá 115 e Ponta Grossa 190.
///
O Ministério Público do Paraná, por meio dos Núcleos de Londrina e Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou nesta terça-feira (10), a Operação Xadrez,. Os investigados são suspeitos de realizar a falsificação de documentos para a confecção de certificados de realização de cursos para remição de pena de criminosos condenados. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de busca nas cidades de Cambé, Campo Largo, Curitiba, Londrina e Pontal do Paraná.
///
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), revela um aumento no nível de endividamento das famílias paranaenses em agosto.
O percentual de consumidores endividados no estado chegou a 91%, ante 90,5% registrado no mês de julho. Este índice coloca o Paraná como o segundo estado com maior número de endividados no país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que lidera o ranking desde julho, refletindo os efeitos das enchentes que abalaram o estado em abril.