Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná registra primeiro caso suspeito da varíola de macaco

Por Jornalismo. Publicado em 29/06/2022 às 08:13.

Paraná registra primeiro caso suspeito da varíola de macaco.//

Justiça fecha Instituição de idosos em Altônia por irregularidades.//

Inscrição para vestibular da UFPR fica 25% mais cara.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


Curitiba registrou o primeiro caso suspeito da varíola de macaco. O paciente de caso suspeito é um homem que esteve em São Paulo recentemente. O paciente foi atendido inicialmente numa UPA da capital, no dia 24 com febre alergia de pele. Amostras foram coletadas e estão sendo analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e pelo laboratório nacional de referência.

Em Altônia, no Noroeste do estado, a Justiça determinou a interdição de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos em que vivem 16 pessoas. A decisão atende pedido do Ministério Público do Paraná, que identificou diversas irregularidades no local. Entre os problemas estavam instalações inadequadas; falta de formação profissional dos atendentes; pessoas com deficiências sem os cuidados necessários e até mesmo a retenção dos cartões de benefícios de alguns dos moradores.

O valor da taxa de inscrição para o vestibular da UFPR vai ser de 195 reais. O aumento de 25% foi aprovado pelo Conselho de Planejamento e Administração da Universidade nesta semana e vale para o vestibular 2022/2023. Segundo a instituição, o reajuste é o mínimo necessário para cobrir os custos para realização das provas, que voltam a ser em duas fases.