Lesão corporal seguida de morte registra queda de 27,7% e apreensões de armas de fogo aumentam em 1,94% no mesmo período.
Por Marinna Prota
O Paraná registrou redução de 8,7% no número de homicídios dolosos de janeiro a junho de 2023, totalizando 932 ocorrências contra 1.021 em 2022, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR).
A delegada Camila Cecconello, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Paraná, destaca que operações com foco na abordagem e vigilância em bairros e áreas com maior índice de homicídios foram adotadas para conseguir esta redução.
SONORA
O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, enfatiza o desafio de crimes relacionados aos homicídios.
SONORA
Junho foi marcado pelo menor número de casos de homicídio no Paraná neste ano, com 108 registros, de acordo com a SESP. A delegada ressalta que a maioria dos homicídios é motivada por disputas entre grupos pelo controle do tráfico de drogas e dívidas.
SONORA
Além disso, outro crime que apresentou queda foi de lesão corporal seguida de morte, apresentando redução de 27,7% no primeiro semestre de 2023, com 13 registros.
Outro indicador na área de segurança que chamou atenção nos dados revelados pela SESP foi o de apreensões de armas de fogo que aumentaram em 1,94% no primeiro semestre de 2023, totalizando 3.259 apreensões.