Paraná registra recorde de pacientes aguardando por leito em UTI.//
Estado vai receber novo lote com quase 400 mil doses de vacina contra covid-19.//
Cidades do litoral implantam barreiras sanitárias para evitar turistas no feriado.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
O Paraná registrou nesta terça-feira um novo recorde no número de pacientes com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19 aguardando por um leito em UTI. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, 712 pessoas aguardavam por tratamento intensivo no estado. Anteriormente, o recorde de pacientes na fila da UTI havia sido registrado em 17 de março, com 708 pessoas. Em pouco mais de um mês e meio, o número de pacientes aguardando por internação numa UTI cresceu 691 % no estado. E o Paraná também tem 500 pessoas na fila esperando por um leito em enfermaria. Com isso, o estado soma um total de 1.212 pacientes na fila de espera por algum leito Covid, número inferior ao dos dois dias anteriores, mas ainda em patamar elevado.
O Paraná começa a receber, nesta quarta-feira, as primeiras vacinas contra a Covid-19 do 22o lote do Ministério da Saúde. As 360.250 doses da Covishield, desenvolvida em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford, desembarcam pela manhã no Aeroporto Internacional Afonso Pena. De lá, a remessa segue para o Centro de Medicamentos do Paraná. O lote será completado nos próximos dias com a chegada de mais 37.440 doses vacina Pfizer/BioNtech, totalizando 397.690 doses. O material deve ser encaminhado do Cemepar para as 22 Regionais de Saúde do Paraná ainda nesta semana. As doses são destinadas às primeiras aplicações em grupos prioritários já contemplados e, pela primeira vez, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos.
A partir desta quarta-feira, as Prefeituras de Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Paraná, vão realizar barreiras restritivas nas entradas das duas cidades para evitar o fluxo de turistas durante o feriado de Corpus Christi e segurar o avanço da nova onda de Covid-19. Só podem passar pelas barreiras veículos emplacados no município e em qualquer cidade do Litoral, moradores com comprovante de endereço ou pessoas de fora que comprovem vínculo de trabalho no litoral.