
Estado teve crescimento de 17% no saldo de empresas em relação ao ano passado. Benefício do Selo de Baixo Risco já alcançou mais de 12 mil negócios abertos desde janeiro
Por Flávia Consoli
O Paraná encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 80.158 empresas abertas, crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. O número considera a diferença entre os novos CNPJs e os fechamentos no período. Os dados são do painel mensal da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). De janeiro a junho, foram 189.808 empresas abertas, número 20% maior do que em 2024. Só no mês de junho, foram 27.585 novos registros, enquanto os fechamentos ficaram em 16.741, número inferior às baixas de maio. Para o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, os dados confirmam que o estado vem consolidando um ambiente de negócios cada vez mais saudável e atrativo.
SONORA
Outro destaque do semestre é o Selo de Baixo Risco, que já beneficiou 12.148 empresas não MEIs em todo o estado. Lançado em janeiro de 2024, o selo dispensa 771 atividades econômicas da necessidade de alvarás e licenças de órgãos como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Defesa Agropecuária. A capital Curitiba lidera o ranking de empresas com o selo, com 6.997 beneficiadas, seguida por Maringá e Londrina. Com números robustos e medidas que simplificam o processo de abertura de empresas, o Paraná segue firme como referência nacional no fomento ao empreendedorismo — e esse avanço chega também aos pequenos municípios, onde cada novo CNPJ representa emprego, renda e oportunidades.