Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná retoma aulas presenciais na rede estadual a partir do dia 10

Por Jornalismo. Publicado em 04/05/2021 às 14:49.

Paraná retoma aulas presenciais na rede estadual a partir do dia 10 de forma gradativa. Governo afirma que professores vão ser vacinados no mesmo período do retorno.

Em entrevista coletiva, o governador do Paraná, Ratinho Junior, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o secretário de Estado da Educação, Renato Feder, anunciaram que as aulas presenciais da rede estadual de ensino vão voltar de forma gradativa, em modelo híbrido, a partir da próxima segunda-feira, dia 10.

Segundo o governo, o retorno vai acontecer inicialmente nas cidades em que a rede municipal já retornou às atividades presenciais. São cerca de 100 cidades estão nesta situação e pelo menos 200 escolas estaduais que já foram comunicadas sobre o retorno.

SONORA

De acordo com o governador, o retorno vai acontecer paralelamente com a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação do estado. Ele afirmou que 8 mil profissionais da educação que têm mais de 60 anos já foram imunizados, e o plano estadual prevê a vacinação de mais 32 mil profissionais de educação das redes estadual, municipal e privada.

SONORA

Mais de um milhão de alunos da rede estadual estão sem aulas presenciais desde março do ano passado. O retorno dos alunos à sala de aula chegou a ser adiado quatro vezes.

Segundo o governo, há três critérios para a definição de quais colégios devem ter prioridade para a volta das atividades presenciais. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Além disso, serão priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outro critério é a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco. As secretarias da Educação e do Esporte e de Saúde ainda estão realizando o mapeamento dos locais.

Repórter Juliana Sartori