Dia D marca o início das ações que serão desenvolvidas ao longo de toda a semana, nos municípios de divisa das regiões Noroeste, Norte e Norte Pioneiro; São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais participam da iniciativa.
Por Fernanda Nardo
Os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais promovem, nesta terça-feira (20), o “Dia D Todos Contra a Dengue”, com ações conjuntas de prevenção à doença e combate ao mosquito Aedes aegypti. O último boletim da dengue confirmou 8.441 novos casos e mais sete óbitos no Paraná. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 37.516 casos confirmados e 15 óbitos pela doença. O Dia D marca o início das medidas que serão desenvolvidas ao longo de toda a semana, nos municípios de divisa das regiões Noroeste, Norte e Norte Pioneiro. A ação inclui medidas de prevenção e orientação à população, como destaca o Porta-voz da Defesa Civil do Paraná, capitão Marcos Vidal.
SONORA
A iniciativa é promovida pelas respectivas Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil e é focada, principalmente, nos municípios que fazem limite geográfico entre esses estados. Os agentes do Sistema de Proteção e Defesa Civil, juntamente às secretarias municipais da Saúde e outros órgãos competentes, também realizarão simultaneamente mutirões de limpeza, eliminação de criadouros, campanha de conscientização, em escolas, igrejas, associações e órgãos públicos. Outra medida diz respeito à parte documental. As Defesas Civis também vão auxiliar os municípios na confecção de decretos de situação de emergência, para a possibilidade de obtenção recursos federais.