Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná segue Anvisa e suspende vacinação de grávidas com a AstraZeneca

Por Jornalismo. Publicado em 12/05/2021 às 08:25.

Paraná segue Anvisa e suspende vacinação de grávidas com a AstraZeneca.// Curitiba pede ao Ministério da Saúde vacinação contra a Covid para todos acima de 50 anos.// Ecovia anuncia aumento de 7,6% no pedágio, a partir de quarta-feira.// Campanha Aquece Paraná recebe doações por aplicativo e drive-thru.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A secretaria de Estado da Saúde do Paraná emitiu nota pública no início da noite de ontem orientando que os municípios suspendam temporariamente a vacinação contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz para as gestantes, conforme recente posicionamento da Anvisa até novo entendimento. A Sesa ressalta ainda que a bula do imunizante deve ser seguida, especialmente com a devida avaliação e acompanhamento médico. Para as gestantes que já foram vacinadas, é importante que os serviços de saúde monitorem qualquer reação adversa, diz a nota. A decisão da Anvisa é resultado do monitoramento de efeitos adversos do imunizante. Por enquanto, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

O prefeito de Curitiba Rafael Greca enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo que a fase 3 da Programa Nacional de Imunização garanta a vacinação contra Covid-19 de todas as pessoas entre 59 e 50 anos. Para Greca, a ideia é imunizar de maneira democratica com menos burocracia e ao mesmo tempo multiplicar a possibilidade da vacinação. Atualmente, a vacinação contra Covid-19 se dedica a vacinar gestantes, puérperas, professores e pessoas com comorbidade.

A concessionária Ecovia, que administra os trechos da BR-277 e das PRs 508 e 407, entre Curitiba e o litoral do Paraná, anunciou aumento de 7,6% nas tarifas de pedágio. Segundo a empresa, o reajuste passa a valer a partir desta quarta-feira. A Ecovia informou que obteve uma decisão judicial que suspendeu o congelamento das tarifas que havia sido imposto por uma resolução da Agência Reguladora do Paraná. A decisão da Agepar impediu a concessionária de realizar o reajuste previsto em contrato para o mês de dezembro do ano passado. A Agência Reguladora informou que vai recorrer da decisão.

A queda na temperatura durante o outono e o inverno é um bom motivo para os paranaenses praticarem a solidariedade. Nesta quarta-feira (12), o Governo do Estado inicia a campanha Aquece Paraná, que vai arrecadar roupas, calçados, cobertores, roupas de cama e outros itens em bom estado de uso para destinar a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), em parceria com o Grupo RIC de Comunicação. Por causa da pandemia, as doações podem ser feitas tanto pelo aplicativo Paraná Solidário, que faz a conexão do doador com entidades socioassistenciais de todo o Estado, e pelo esquema de drive-thru, com pontos de coletas montados nos quartéis do Corpo de Bombeiros. Para marcar o lançamento da campanha, será montado na quarta-feira um drive-thru na área externa do Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba, que vai funcionar das 19h30 às 20h30.