Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná soma 77 denúncias contra empresas por assédio eleitoral

Por Comunicação. Publicado em 21/10/2022 às 08:13.

Paraná soma 77 denúncias contra empresas por assédio eleitoral

Uma a cada cinco empresas pretende contratar temporários

Chuvas atrapalham colheita do trigo no Paraná

Com Mauro Contti

41 dos 399 municípios do Paraná registraram, até esta quinta-feira, denúncias de assédio eleitoral cometidos por empresas, segundo o Ministério Público do Trabalho. Segundo o órgão, o estado soma 77 denúncias – o segundo do país com mais notificações. O assédio eleitoral é crime e ocorre quando um empregador age para coagir, ameaçar ou prometer benefícios para que funcionários votem em determinados candidatos. Conforme o Ministério Público do Trabalho, houve aumento do número de denúncias após o 1º turno das eleições.

Uma a cada cinco empresas paranaenses pretende contratar funcionários temporários neste final de ano. É o que aponta um levantamento da Fecomércio PR e do Sebrae/PR, divulgado nesta semana. O percentual de intenção de contratação de mão de obra temporária é de 20,2% – número 13,7% inferior em relação ao ano passado. O setor que mais deve contratar temporários é o comércio, seguido pelo turismo e o de serviços.

As chuvas de setembro e outubro em todo o Paraná atrapalharam a colheita do trigo na última semana. Com isso, houve piora na qualidade do que ainda permanece nos campos do Estado. A análise desta e de outras culturas está no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 14 a 20 de outubro, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Na semana anterior, o levantamento de campo mostrava que 7% das lavouras de trigo estavam em condições ruins. Agora, esse percentual subiu para 12%, com redução de 69% para 60% daquelas consideradas boas e aumento de 24% para 28% das que estão em situação mediana.