Paraná tem 18 casos suspeitos de reinfecção da covid-19// Presidente da Alep, Ademar Traiano, testou positivo para o coronavírus// Sete idosos morrem em Piraquara à espera de vaga na UTI///
As informações com Juliana Sartori
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná afirmou que, até esta quinta-feira, o Paraná registrou 18 casos suspeitos de reinfecção da covid-19. Nesta quinta, foi confirmado o primeiro caso de reinfecção da doença no Brasil, em uma médica que mora em Natal (RN). De acordo com a Sesa, a equipe está organizando a documentação para enviar os exames dos casos suspeitos ao Laboratório Central do Estado, que vai seguir o processo necessário para a confirmação ou não de reinfecção. Essa documentação também será enviada ao Ministério de Saúde.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Ademar Traiano (PSDB), testou positivo para covid-19. O resultado do teste foi divulgado nesta quinta-feira pela assessoria do deputado estadual. Em nota, Traiano afirmou que não tem sintomas e que vai cumprir isolamento domiciliar. Segundo a Assembleia, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) vai asusmir o comando das sessões plenárias durante o afastamento de Traiano. Traiano tem 67 anos e está no oitavo mandato como deputado estadual. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Paraná tem 311 mil casos confirmados de covid-19 e 6,5 mil mortes pela doença.
Sete moradores de uma instituição de acolhimento de idosos morreram com covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, entre 1º de dezembro e esta quarta-feira. Os sete idosos aguardavam vagas em hospitais de Curitiba e região. O primeiro caso da Casa Betânia foi diagnosticado no final de novembro. Desde então 30 dos 43 moradores testaram positivo para coronavirus. Além dos idosos, 22 dos 45 funcionários da casa também foram infectados. Por causa do alto número de casos, o local foi interditado cautelarmente, e a vigilância sanitária passou a testar os moradores do local. O município não tem leitos de UTI do SUS destinados a pacientes com covid-19, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).