Paraná tem 4 registros de racismo ou injúria por dia; subnotificação deve ser muito maior
Mais de 3 mil casos de dengue são registrados no Paraná; estado é o terceiro em números de contaminações
Acidente em Pitanga deixa quatro mortos após batida na PR-466
As informações com Mauro Contti
Entre 2018 e 2022, o Paraná teve 6.635 ao todo, sendo 5.955 casos de injúria racial e outros 680 de racismo, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Segundo dados do Censo 2022, divulgado pelo IBGE, o Paraná é um dos estados com menor proporção de pessoas negras (pretas e pardas) em sua população — 34,3%, porcentual menor apenas que os registrados em Santa Catarina (23,3%) e Rio Grande do Sul (21,2%). Ainda assim, é uma das unidades federativas que mais registra casos de racismo e injúria racial em todo o país.
Os números levaram o estado à quinta colocação no número de registros. Entre os estados da região sul, o Paraná fica atrás de Rio Grande do Sul, com 10.635 e Santa Catarina com 10.571.
////
O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. No total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados em todo o país nos quatro primeiros meses.
As unidades da Federação com maior incidência da doença são Distrito Federal, com 8.507 por 100 mil habitantes e Minas Gerais (5.967). Em seguida vem o Paraná com 3.683. Ainda de acordo com o Painel, o Paraná registrou 221 mortes, sendo o 4º maior número do País.
///
Quatro pessoas morreram em um grave acidente envolvendo dois carros na PR-466, em Pitanga, na região central do Paraná, na noite de segunda-feira (29). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), nove pessoas estavam em um dos carros envolvidos na batida.
As vítimas estavam sem documento de identificação. O condutor e três passageiros morreram, incluindo uma criança de 4 anos, segundo a polícia. Outras cinco pessoas se feriram.
Corpo de Bombeiros, Polícia Civil de Pitanga, Instituto Médico-Legal (IML) de Ivaiporã e a Criminalística de Campo Mourão estiveram no local prestando atendimento. A polícia investiga as causas do acidente.