Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem a maior queda na produção industrial do país no mês

Por Jornalismo. Publicado em 11/08/2021 às 14:42.

Paraná tem a maior queda na produção industrial do país no mês.//

Com curva de casos em alta, Curitiba volta a ter mais de 500 novos diagnósticos diários de Covid-19.//

Ibiporã abre cadastro de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.//

Motoristas cadastrados em sistema eletrônico podem ter até 40% de desconto em multas de trânsito.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde

Dez dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal registraram queda na produção industrial em junho. Os principais recuos foram no Paraná e Pará, ambos com redução de 5,7%. O Paraná marcou a terceira queda consecutiva e acumulou no período retração de 10,2%. A redução em São Paulo (0,9%) também pesou no resultado. Os outros estados que tiveram queda na produção em junho foram Pernambuco, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Os números foram divulgados hoje pelo IBGE.

Curitiba voltou a ter cinco dias seguidos com mais de 500 novos casos de Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde. Com isso, a curva de diagnósticos, que vinha em queda desde junho, voltou a crescer. De acordo com a infectologista da Secretaria, Marion Burger, os números alertam para o relaxamento de alguns cuidados por parte da população. Apesar da alta nos novos casos, as mortes diárias estão estáveis. Desde 13 de julho a cidade não tem um registro superior a 20 mortes por Covid em um único dia. De acordo com a infectologista, a vacinação tem sido responsável pelo freamento da pandemia na cidade ao longo dos meses e pela redução da letalidade do vírus.

Ibiporã, no norte do Paraná, abriu o cadastro para vacinação de jovens entre 12 e 17 anos contra a Covid-19. Ainda não há previsão de quando serão aplicadas as doses. Segundo a prefeitura, o cadastro foi liberado para que o município tenha um controle da quantidade de pessoas que fazem parte dessa faixa etária. Há uma estimativa de que a cidade tenha mais de 5.500 moradores adolescentes. A vacinação de fato só começa depois que toda a população com mais de 18 anos receber a primeira dose do imunizante. Segundo o Ministério da Saúde, os adolescentes que têm alguma doença crônica serão os primeiros a receber a vacina. Atualmente, Ibiporã vacina pessoas com 26 anos ou mais. Mais de 80% da população já tomou pelo menos uma dose da vacina até esta quarta-feira.

Motoristas que aderirem Sistema de Notificação Eletrônica podem ter descontos de até 40% nas multas de trânsito, de acordo com o Detran-PR. Para ter acesso ao benefício é preciso fazer o cadastro no site do Dedetran ou no aplicativo da Carteira de Trânsito Digital e fazer a adesão ao sistema. Além disso, ao receber a multa digital, é preciso fazer o pagamento antecipado dela e reconhecer o cometimento da infração, sem apresentar defesa prévia ou recurso. O desconto no pagamento antecipado das multas vale para infrações cometidas a partir do dia 12 de abril de 2021. Pelo aplicativo da Carteira de Trânsito Digital, o usuário tem a possibilidade de inserir dados dos veículos e se informar digitalmente sobre notificações de autuações e penalidades de trânsito.