Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem a quarta maior taxa de ocupação nas UTIs exclusivas para Covid pelo SUS do Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 13/05/2021 às 08:37.

Paraná tem a quarta maior taxa de ocupação nas UTIs exclusivas para Covid pelo SUS do Brasil.//

Prefeitura de Curitiba aumenta toque de recolher e reduz horários de atividades não essenciais.//

Novo lote de vacinas contra a Covid-19 chega ao Paraná nesta quinta.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada nesta quarta-feira, aponta para uma ligeira redução nas taxas de mortalidade nas últimas duas semanas. O número de óbitos, no entanto, permanece em um patamar alto. Também foi observada, em grande parte dos estados, redução da taxa de ocupação de leitos UTI de Covid-19 para adultos. O Paraná, no entanto, é um dos sete estados com ocupação acima de 90% nas UTIs Covid pelo SUS. O Estado é o quarto com maior taxa, com 93%. Além do Paraná apresentam taxa igual ou acima de 90%: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Santa Catarina.

A Prefeitura de Curitiba prorrogou as medidas contra a Covid-19 previstas na bandeira laranja, com mais restrições para atividades não essenciais. As medidas valem até o dia 19 de maio, começando a partir desta quinta-feira. De acordo com o texto, o período do toque de recolher passa a valer entre 10h da noite e 5h da manhã (antes era a partir das 11h da noite). O funcionamento do comércio de rua não essencial foi reduzido para o período entre 9h da manhã e 7h da noite de segunda a sábado. Aos domingos, para esses estabelecimentos, só é permitido delivery. O decreto também reduziu os horários de atendimento em shoppings, lanchonetes, restaurantes e mercados, que devem fechar mais cedo. Segundo o texto, equipes da Guarda Municipal de Curitiba passam a poder adotar medidas de prevenção às aglomerações. A prefeitura destacou que as mudanças das regras da bandeira foram definidas considerando o aumento do número de novos casos da Covid-19, de casos ativos, além da taxa de transmissão da doença e ocupação de leitos.

O Paraná vai receber mais 244 mil e 800 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira. O avião chega ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 3h40 da tarde. Logo em seguida os imunizantes serão levados para o Cemepar. Esta será a 19ª remessa distribuída entre as 27 unidades da federação pelo Ministério da Saúde.