
Companhia de dança do Teatro Guaíra possui grupo master e é referência para dançarinos de todo o país.
Por Marinna Prota
O Paraná tem a única companhia de dança pública estatal no Brasil dedicada a bailarinos na fase da maturidade. O G2 Cia de Dança, foi oficialmente criado no ano 2000, com artistas que tinham feito parte do corpo de baile do Teatro Guaíra, que atualmente é composto por 9 bailarinos. Mas eles se definem para além de intérpretes de dança, se reconhecem como pesquisadores e co-criadores das produções, como conta Julio Mota, um dos integrantes da companhia.
SONORA
O bailarino comenta que muitos colegas no Brasil gostariam de dar continuidade à carreira e contribuir para expandir os horizontes da dança, mas esbarram na falta de oportunidades.
SONORA
O grupo foi reconhecido com o Prêmio Estímulo pela Associação Paulista de Críticos de Arte, uma das referências no país. Entre os espetáculos ao longo dessa trajetória de 23 anos, destaque para “O Tombo”, que investiga o desequilíbrio das situações e dos movimentos e que abriu o Festival das Três Fronteiras, na Argentina. Já “O Voo do Poeta”; “Um Dia Fora do Tempo”; e “La Cena” são três histórias que, interligadas, compõem uma lenda urbana que retrata reviravoltas da vida, inspirada em “O Quebra Nozes” e foi apresentada inclusive no nordeste brasileiro.