Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem apenas 41% de cobertura de vacinação contra a gripe

Por Jornalismo. Publicado em 23/06/2021 às 08:40.

Paraná tem apenas 41% de cobertura de vacinação contra a gripe.//

Novo lote de vacinas que chega ao Paraná nesta semana vai conter doses da Janssen.//

Aumento de 8,97% na conta de luz no Paraná entra em vigor na quinta-feira.//

As informações com Juliana Sartori.

Giro de Notícias Manhã

De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, o Paraná atingiu até esta terça-feira apenas 41,3% de cobertura vacinal da campanha de imunização contra a gripe. Iniciada em 12 de abril, a campanha pretende imunizar 4,4 milhões de paranaenses até 9 de julho, data de encerramento da ação. No Estado, apenas seis municípios têm mais de 80% de cobertura vacinal: Saudade do Iguaçu, Cruzmaltina, Fernandes Pinheiro, São Pedro do Paraná, Figueira e Itaúna do Sul. Em números absolutos, Curitibafoi a cidade que mais aplicou vacinas contra a gripe, com mais de 339 mil doses. O volume representa 48% da população-alvo.

O Paraná vai receber mais 439.340 vacinas contra a Covid-19. O governo do estado não divulgou uma data para chegada dessas doses, mas afirmou que deve ocorrer nos próximos dias. Serão 91.250 vacinas da Janssen, 136.890 da Pfizer e 211.200 da Coronavac. Esta será a primeira remessa de vacina Janssen, de dose única, destinada ao Paraná. De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as doses devem ser destinadas a trabalhadores do transporte, mas também podem ser destinadas a outros grupos. A Secretaria da Saúde disse que ainda estuda as possibilidades.

A falta de chuvas que obriga o acionamento das usinas térmicas, a variação do dólar e a alta da inflação encareceram a energia em 9,89% no Paraná. O aumento para os consumidores residenciais, que representam 81% dos clientes da Companhia, foi de 8,97%. Calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, o reajuste foi anunciado nesta terça-feira, em Brasília, e passa a vigorar a partir do dia 24. Para os consumidores de alta tensão (onde está o setor industrial), o aumento aprovado foi de 9,57%.