Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem apenas três fiscais para garantir qualidade dos orgânicos produzidos no estado

Por Jornalismo. Publicado em 24/06/2022 às 08:14.

Paraná tem apenas três fiscais para garantir qualidade dos orgânicos produzidos no estado.//

Navio que vai fazer dragagem para alargamento da Orla em Matinhos chega ao Paraná.//

Banco Central aumenta estimativa do índice de inflação dos próximos três anos.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


O Paraná tem mais de quatro mil produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura, maior número do país. No entanto, o estado conta com apenas três profissionais para fiscalizar a qualidade dessa produção. O trabalho é realizado pelo Núcleo de Apoio à Produção Orgânica do Ministério, mas sem concursos públicos desde 2014 e com muitos profissionais se aposentando no período, o quadro ficou desfalcado. Para garantir os parâmetros de produção, é preciso recorrer a empresas certificadoras.

A draga Galileo Galilei, que vai ser usada no alargamento da faixa de areia de Matinhos, chegou ao Paraná na madrugada desta sexta-feira (24). A dragagem vai resultar no alargamento da faixa de areia ao longo dos 6,3 km previstos no projeto, do Morro do Boi até o Balneário Saint Ettiene. O Litoral do Estado receberá um total de 2,7 milhões de metros cúbicos a mais de areia.

O Banco Central aumentou as projeções para a inflação nos próximos três anos. Para este ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou dos 6,3%, previstos em março, para 8,8%, nesta projeção de junho. O centro da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, o que deixa a inflação muito acima do limite superior. Para o ano que vem, a projeção atualizada é de inflação de 4%, também acima da meta, e para 2024 de 2,7%.