
Paraná tem aumento de 500% nos casos de coqueluche e Sesa frisa necessidade de vacinação
Policial civil é suspeito de usar carro apreendido irregularmente
Mais de 1.200 caixas de bebidas alcoólicas contrabandeadas são apreendidas em operação em Cascavel
Com Marinna Prota
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, mostra que de janeiro até a primeira quinzena de junho foram confirmados 24 casos de coqueluche em todo o Paraná. A alta foi de 500% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve quatro diagnósticos positivos. Em todo ano de 2023, foram confirmados 17 casos.
Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta a população sobre a importância de manter atualizada a vacinação contra a doença. A maioria das confirmações deste ano é da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, com 18 casos. Não há registro de óbitos pela doença neste ano no Paraná.
//
Um policial civil é suspeito de se apropriar de um carro usado em um roubo praticado em 2009 e apreendido após o crime. O veículo deveria estar apreendido na delegacia de Cambé. O homem foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Corregedoria da Polícia Civil. O processo tramita em segredo de justiça. Os investigadores cumpriram um mandado de busca e apreensão e recolheram documentos e celulares do policial e de familiares dele, também suspeitos de usarem o carro indevidamente. O policial civil pode responder por peculato.
//
Uma operação da Receita Federal e do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) terminou com a apreensão de diversas garrafas de bebidas importadas irregularmente ao Brasil. A ação aconteceu em Cascavel, nas proximidades da rodoviária. São bebidas alcoólicas, a maioria vinho e espumantes, que somados chegam a 1.200 caixas. Os itens foram retidos e levados ao depósito da Receita Federal de Cascavel.