Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem forte tendência de aumento de casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz

Por Jornalismo. Publicado em 07/06/2021 às 08:44.

Paraná tem forte tendência de aumento de casos de síndrome respiratória grave para as próximas semanas, aponta Fiocruz.//

Barreiras restritivas de Guaratuba já bloquearam mais de 240 carros no feriado.//

Morre prefeito de Vera Cruz do Oeste.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Pesquisadores da Fiocruz alertam que, na maioria dos estados brasileiros, os casos de síndrome respiratória aguda grave retomam a tendência de crescimento ou se estabilizam em patamares elevados. A análise consta do boletim semanal InfoGripe, divulgado na sexta-feira pela fundação. Segundo o estudo, o Paraná tem pelo menos metade de suas macrorregiões com sinal de crescimento de síndromes respiratórias, além de alta probabilidade de aumento de casos nas próximas semanas. Na análise das capitais, Curitiba também está em alerta, porque apresenta forte tendência de crescimento nas próximas semanas. A incidência das doenças respiratórias é considerada uma métrica para acompanhar a pandemia porque a covid-19 é a causa de 96% dos casos da síndrome que foram atribuídos a uma infecção viral e submetidos a testes.

A Prefeitura de Guaratuba, no Litoral do Paraná, implantou barreiras restritivas na entrada do município para evitar a entrada e circulação de pessoas na cidade por conta do feriadão de Corpus Christi. Um total de 241 veículos tiveram que retornar para seu local de origem. Entre quarta e sexta-feira, filas se formaram na barreira do Coroados. A fiscalização permaneceu durante todo o final de semana. Só podiam passar moradores com comprovante de residência, veículos emplacados no município e veículos emplacados em qualquer cidade do Litoral, desde que estivessem apenas de passagem.

Morreu neste domingo, o prefeito de Vera Cruz do Oeste, Marcos Vilas Boas Pescador. Ele tinha 58 anos e morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 27 de maio, quando foi intubado. Na madrugada de sábado, o prefeito foi transferido para o Hospital Universitário (HU) de Cascavel, onde teve piora do quadro. Com a morte de Pescador, o vice deve assumir a preeitura de Vera Cruz do Oeste. A prefeitura declarou luto oficial de três dias. Marcos Vilas Boas Pescador estava no terceiro mandato à frente da Prefeitura da cidade. Ele deixa esposa e cinco filhos.