Paraná tem maior queda nos índices de mortes violentas do sul e sudeste, segundo Anuário da Segurança
Natal do Palácio Avenida com coral de crianças acontece entre 13 e 15 de dezembro
Viagens aéreas crescem 76% no Paraná após a pandemia
As informações com Mauro Contti
A edição mais recente do Anuário da Segurança Pública mostra que o Paraná foi o estado do Sul e Sudeste que mais reduziu as mortes violentas intencionais. Esse indicador reúne homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de mortes, mortes decorrentes de intervenções policiais e policiais civis ou militares vítimas de violência. O indicador paranaense caiu 12,8% entre 2022, quando foram 2.595 casos e 2023, quando chegou a 2.263 casos, o menor número da série histórica do estudo.
/////
O tradicional coral de crianças no Palácio Avenida, uma das principais atrações do Natal de Curitiba, divulgou as datas das apresentações em 2024. Serão 90 crianças cantando em apresentações nos dias 13 de dezembro, quando será o ensaio geral, e nos dias 14 e 15. Neste ano o tema das apresentações será “Abra Laços”, um estímulo às conexões entre as pessoas. O Natal do Palácio Avenida integra o Natal de Curitiba, e chega à sua 34ª edição. Anualmente, milhares de pessoas assistem às apresentações.
////
O fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19 marcou também a retomada da movimentação turística no Paraná. Entre 2020 e 2021, o número de viagens realizadas pelos paranaenses caiu de 947 mil para 774 mil. Já em 2023, esse total saltou para 1,36 milhão, um aumento de 76%, incluindo as viagens nacionais e internacionais. É o que revelam dados do módulo Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).