
Das novas startups que surgiram no mercado em 2023, destaque para as chamadas AgTechs, do segmento de agronegócios, mostra levantamento do Sebrae-PR.
Por Fernanda Nardo
O Sebrae/PR divulgou o Mapeamento das Startups Paranaenses em 2023. O levantamento, que está em sua décima edição, mostra que o Paraná conta com 1.758 startups, 202 a mais (12%) em relação ao estudo divulgado no ano anterior. Das novas startups que surgiram no mercado em 2023, destaque para as chamadas AgTechs, do segmento de agronegócios, como destaca o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR , Rafael Tortato.
SONORA
A startup curitibana Pet Apertiz, do ramo do agronegócio , aposta na alimentação 100% natural para os animais de estimação. Com uma solução simples e transformada, a empresa foi a vencedora da órbita Agro e Indústria do Rocket 2023 da RPC. A Pet Apertiz está no mercado há mais de três anos. Criada por duas mulheres, a veterinária Fernanda Barucci e a zootecnista Flávia Piamontez, a Pet Apertiz mostrou que inovação está em ideias simples, mas com propósito, alinhada a novas práticas que promovam transformações significativas e outras visões de mundo, conforme Fernanda.
SONORA
Marcelo Yukio Outa e Carlos Alberto Sella, são os sócios da FaturÁgil, startup de Cascavel, no Oeste do Paraná, que conquistou lugar na classificação das top 10 do Sebrae- PR. A startup, que funciona há cinco anos, ajuda empresários a aumentarem a lucratividade e otimizar tempo por meio da automatização da gestão financeira dos negócios. Marcelo Yukio destaca o crescimento da empresa.
SONORA
O mapeamento do Sebrae-PR mostra ainda que, das 1.758 startups paranaenses mapeadas, 1.155 estão formalizadas, o que representa que a maioria delas possui papel ativo na economia estadual. Tortato destaca o programa de apoio as startups realizado pelo Sebrae-PR.
SONORA