Governo do Estado lança campanha de conscientização para combater a queda na cobertura vacinal
Por Marinna Prota
No Paraná, a queda nos índices de cobertura vacinal tem sido um desafio crescente. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), desde 2015, houve redução nas taxas de vacinação para crianças menores de 1 ano. Diante disso, o Governo do Paraná lançou uma nova campanha de conscientização, para aumentar a cobertura vacinal no estado.
Na campanha, dois personagens simulando pai e filho conversam sobre a necessidade de se vacinar. E os porquês do uso da vacina contra as doenças.
De acordo com o Secretário de Saúde, Beto Preto, as vacinas da gripe influenza e da covid-19 são as que mais tiveram redução na taxa de vacinação.
SONORA
A diminuição na vacinação para outras doenças infecciosas resulta em um alto número de pessoas não imunizadas, aumentando o risco de reintrodução também de doenças já controladas. A cobertura imunológica contra a poliomielite, por exemplo, caiu de 90,5% em 2015 para 83,25% em 2022, de acordo com a Secretaria de Saúde. Outro exemplo é a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, a aplicação caiu de 101% para 87,5% no último ano.
De acordo com Heloísa Giamberardino, médica e coordenadora do Centro de Vacinas do hospital pediátrico Pequeno Príncipe, o desenvolvimento das vacinas representa um dos maiores avanços científicos, e a queda na cobertura vacinal, coloca o Brasil em risco para reintrodução de doenças erradicadas no território nacional.
SONORA
A médica explica ainda que para interromper a disseminação das doenças e voltar a fazer com que elas fiquem no passado, é preciso que toda a população complete o esquema de vacinação.
SONORA